builderall


Há pessoas que não sabem se desvencilhar da solidão. A solidão se torna então sua verdadeira morada. Entendemos por solidão um sentimento que pode surgir em algumas situações da vida onde existe um sofrimento humano. Diferente do que muitos pensam, a solidão não é simples fato de se estar sozinho (a), ela é um estado interno e se manifesta mesmo quando estamos rodeados de pessoas. Quando essa sensação se intensifica, se transforma em angústia e ansiedade prejudicando nossa relação com os outros e consigo mesmo. Então, como pode ser essa relação da solidão com a ansiedade? E de que forma a terapia pode ajudar?


A solidão pode ser entendida como uma desconexão emocional e social, fazendo com que as pessoas se sintam isoladas e incompreendidas. Isso acaba por afetar a vida do sujeito em seu cotidiano potencializando suas emoções como por exemplo a ansiedade.


A ansiedade é uma resposta emocional a situações que demandam um maior investimento de energia do ser humano e se mostra funcional até o ponto em que para ele não há prejuízos em sua qualidade de vida. Porém, quando a ansiedade vem como resposta a um estado constante de solidão, ela perde sua função saudável conduzindo o sujeito para um estado patológico/disfuncional.


Então, imagine a solidão como algo invisível, mas presente e dificilmente notada. Ela é sentida de maneira inesperada, quando você está só em suas noites solitárias ou mesmo quando não se sente pertencente ou incompreendido em seu meio social. Esse estado interno potencializa a ansiedade que chega com seus pensamentos acelerados e um medo constate de que algo ruim pode acontecer. Quando suas preocupações ganham espaço abrangente a solidão encontra um lugar fértil para morar alimentando a insegurança e a falta de amor próprio. Assim, a solidão alimenta a ansiedade e ansiedade alimenta a solidão e ambas e estas podem te conduzir a um processo profundo de sofrimento.


Depois que você leu e acredito que compreendeu essa relação entre a solidão e a ansiedade, seria agora o momento de você entender que a solidão também pode ser saudável e escolhida.


Você já ouviu falar da solitude? Nada mais é que uma escolha espontânea de se estar sozinho (a) apreciando a sua própria companhia. A solidão então já não é mais tão prejudicial e torna-se um momento prazeroso onde a sua presença por si só se basta. Claro que isso não é um convite para o afastamento das relações sociais significativas, mas um equilíbrio entre está só sem se perder do outro.  Nesse novo lugar dado a solidão a ansiedade já não chega como uma visita indesejada.


Se você chegou até aqui e está passando por um processo de solidão que tem afetado e atrapalhado sua vida será um imenso prazer facilitar sua escuta sobre para onde essa solidão tem te levado e ampliar sua possibilidade para novos caminhos. Clica aqui em baixo e já agenda seu horário. Vai ser um prazer te abraçar nessa jornada.


Clica aqui em baixo e agende seu horário.